FONTE: http://www.nossaterranossavida.com/2011/10/educacao-indisciplina-escolar.html
É fundamental lembrar que toda indisciplina tem uma causa e que ela não é simplesmente uma ação, mas uma reação.
Impossível falar sobre indisciplina escolar sem levar em consideração a violência social que permeia a população, a violência das gangues de rua que se enfrentam por qualquer banalidade, da violência do trafico e das drogas que destroem e desestruturam famílias inteiras e, de tantas outras formas de violência.
Levando em conta tantas questões podemos ver a indisciplina escolar como um transtorno para os professores, pedagogos, diretores, pais e os próprios alunos. A educação já toma hoje, essa questão como um foco para estudo e reflexão, no sentido de se combater, dentro dos muros da escola ações violentas e suas lastimáveis consequências. Percebe-se que há indícios de indisciplina presentes na vida da criança antes da escolarização. Mas é constatado que, na maioria das vezes a indisciplina escolar esta vinculada a questões do próprio sistema educacional, a complexidade da mídia, a diversidade entre os alunos, a problemas de distúrbio de atenção e carência afetiva, e em grande parte a imposição ou falta de regras na escola, assim como a influência familiar.
A escola, na sua amplitude não pode desperceber a importância de abordar dentro do seu Projeto Político Pedagógico metas que visem à formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e preparados para atuar na sociedade.
A indisciplina escolar, às vezes, pode ser um sinal de que precisa-se mudar o rumo das coisas.
Rosangela Moreira
Educadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário